Ministério da Cultura Brasil

Belo Horizonte se rende à música de Jorge Mautner e Mestre Zé Duda

Por Fernanda Araújo

Jorge Mautner e Mestre Zé Duda durante apresentação do Maracatu Atômico Kaosnavial. Foto: Denilson Soares

Para encerrar as atividades da noite de sexta-feira, 26 de novembro, o Circuito Interações Estéticas recebeu Jorge Mautner e o grupo Maracatu Estrela de Ouro (PE). A parceria entre Mautner e um dos grupos mais tradicionais de Maracatu do Brasil – fruto da residência artística do Prêmio Interações Estéticas – no Ponto de Cultura Estrela de Ouro resultou no CD “Maracatu Atômico Kaosnavial”, que também teve a participação de Nelson Jacobina e Afonjah.

O show arrancou aplausos da plateia, composta por pessoas de várias idades e que lotou a tenda da Funarte MG. Ao som do violino, da guitarra e do baixo, misturados com o ritmo do maracatu, coco e ciranda, todos dançaram embalados pelo som da cultura popular pernambucana. O mestre Zé Duda, de 72 anos, comandou a cantoria com seus versos improvisados.

No final da apresentação, o público não se conteve e formou uma imensa roda para dançar a última música. Nas palavras do mestre, Belo Horizonte não lhe sairá da lembrança, e para os presentes, o show foi inesquecível. A banda Araçá Blu, do Recife, fez a abertura do show, apresentando ritmos como samba-rock, música regional e erudita.


Participação do Leitor


Ministério da Cultura
Secretaria de Cidadania Cultural (SCC)
SCRS 502 Sul, Lotes 8 a 12, Bloco B,
Brasília-DF CEP: 70330-520