Ministério da Cultura Brasil

As estórias e a História dos Pontos de Cultura

Com inscrições que se encerram em 29 de outubro, o Prêmio Histórias dos Pontos de Cultura vai escrever um pedaço importante desta ação do MinC.

Coral 100 Vozes de Cristalina-GO: Ponto de Cultura realizando sonhos

Com o objetivo de contar um pouco dessas histórias de luta, a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), está com o edital Prêmio Histórias de Pontos de Cultura com inscrições abertas até 29 de outubro.

Serão escolhidas 25 estórias, cujo valor é de R$ 5 mil para cada premiado, totalizando um investimento de R$ 125 mil. A distribuição deles obedecerá a proporção de Pontos de Cultura existentes nas cinco regiões do país: Sudeste (oito prêmios), Nordeste (seis), Norte (cinco), Sul e Centro-Oeste com três prêmios cada uma

Dois sonhos

Um grupo de jovens idealistas um dia sonhou em montar uma gráfica. Um cursinho pré-vestibular popular situado na periferia de Campinas-SP foi o início. De qualidade reconhecida – graças à excelência do ensino, muitos alunos ingressaram em Universidades públicas de renome – o “calcanhar de Aquiles” do projeto era o custo do material didático. “Por isso pensamos em montar uma gráfica”, conta o coordenador do Ponto de Cultura Herbert de Souza, Silas Eduardo de Souza. Com a verba do Ponto de Cultura, foram à luta e depois de muitas tentativas e erros hoje são plenos em autonomia e, empoderados, podem não só suprir a demanda de seus alunos, como fornecer material gráfico a preços possíveis a diversos outros grupos populares, inclusive a outros Pontos de Cultura.

A arte-educadora e cantora profissional, Rita Villani, da cidade de Cristalina-GO, sonhava em, literalmente, dar voz aos membros de sua comunidade. Faltava incentivo, faltava verba, mas ela persistia. Foram 15 anos de trabalho e persistência. Somente com o edital dos Pontos de Cultura é que conseguiu ver seu sonho materializado da forma como o idealizara. Hoje o Ponto de Cultura 100 Vozes é uma referência na cidade e um lugar onde seus integrantes sentem-se partícipes da construção de sua própria cidadania. “O Ponto de Cultura foi pra nós um novo recomeço, um alento e uma possibilidade real de nos tornarmos protagonistas!”, conta a cantora e coordenadora do Ponto. Estes são dois relatos simples de como um grupo determinado pode mudar a história de toda uma comunidade.

Objetivo e sistematização
Valorizar e dar visibilidade às ações dos Pontos de Cultura nas diversas regiões do país é a meta deste prêmio. Por meio da publicação de histórias biográficas institucionais, juntamente com a biografia de um personagem da comunidade que se destaca pelo seu conhecimento, atuação e história de vida. Poderão participar da seleção todos os Pontos de Cultura conveniados com o Programa Cultura Viva desde 2004. O personagem da comunidade deverá ser escolhido de acordo com a história de militância cultural, podendo ser em qualquer uma das vertentes culturais, construída ao longo de sua vida.

O relato do personagem despertará o sentimento de pertencimento nas comunidades, o que provoca uma nova percepção sobre as coisas simples e pequenas, permanentemente esquecidas no fluxo da vida, no interior silencioso do cotidiano.

Produtos
As histórias biográficas poderão integrar livros ou vídeo-documentários, e no mínimo 5% desses produtos serão destinados aos Pontos de Cultura para a realização de atividades de mobilização e divulgação.

A comissão avaliadora das propostas, composta por representantes do MinC e especialistas na área cultural, vão analisar critérios como a história institucional do Ponto de Cultura, biografia do personagem, comprovação da realização de projetos relevantes na área da cultura, contribuição sócio-cultural para as comunidades em que atual, nível de envolvimento da comunidade com o trabalho realizado pelo Ponto, dinamismo dos espaços culturais, capacidade para a formação de parcerias e geração de emprego e renda.


Participação do Leitor


Ministério da Cultura
Secretaria de Cidadania Cultural (SCC)
SCRS 502 Sul, Lotes 8 a 12, Bloco B,
Brasília-DF CEP: 70330-520