Consulta Direito Autoral http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral Fri, 07 Jan 2011 16:14:00 +0000 http://wordpress.org/?v=2.9.2 en hourly 1 Revisão da Lei de Direito Autoral pode começar a tramitar neste semestre http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2011/01/06/revisao-da-lei-de-direito-autoral-pode-comecar-a-tramitar-neste-semestre/ http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2011/01/06/revisao-da-lei-de-direito-autoral-pode-comecar-a-tramitar-neste-semestre/#comments Thu, 06 Jan 2011 19:22:51 +0000 marcus.martins http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/?p=3412  

Agência Câmara-DF, Luiz Cláudio Canuto, 06/01/2011

A nova ministra da Cultura, Ana de Holanda, afirmou que uma de suas prioridades é a revisão da Lei de Direito Autoral. A tramitação da proposta, que está sendo discutida pela Casa Civil, deve começar neste primeiro semestre.

No ano passado, o anteprojeto ficou sob consulta pública no Ministério da Cultura por quase três meses e recebeu mais de 8 mil sugestões. Ao longo dos debates, foram organizadas mais de 80 reuniões setoriais em todo o Brasil, seis seminários nacionais e um internacional, o que envolveu mais de 10 mil interessados e o estudo da legislação de mais de 30 países.

Leia mais.

]]>
http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2011/01/06/revisao-da-lei-de-direito-autoral-pode-comecar-a-tramitar-neste-semestre/feed/ 0
Direitos autorais: Mais uma análise http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2011/01/05/direitos-autorais-mais-uma-analise/ http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2011/01/05/direitos-autorais-mais-uma-analise/#comments Wed, 05 Jan 2011 12:05:33 +0000 Sheila Rezende http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/?p=3404 O Estado de S.Paulo – SP, Rafael Moraes Moura, em 05/11/2011

O anteprojeto que reforma a Lei dos Direitos Autorais, colocado para consulta pública no ano passado, deve passar por análise, afirmou a nova ministra da Cultura, Ana de Hollanda. A proposta original tinha entre os seus maiores defensores o ex-ministro Juca Ferreira.

Acho que (o anteprojeto) deve passar por mais uma análise”, disse Ana, ao falar com a imprensa. “O ministério vai ter de ter uma atitude madura de como analisar o projeto de lei. Só posso dizer que foi bastante polêmica a recepção. Se tem polêmica, vamos ter de afinar um pouco mais.”

A proposta de revisão dos direitos autorais criminaliza o “jabá” (oferecimento de propina para que certas músicas sejam tocadas em rádios e na TV), dispensa a autorização dos titulares para a restauração de filmes e exibições em cineclubes e prevê supervisão do governo em associações de gestão coletiva de direitos autorais, como o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

Leia mais.

]]>
http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2011/01/05/direitos-autorais-mais-uma-analise/feed/ 0
Revisão da Lei de Direito Autoral é uma das prioridades da nova ministra da Cultura http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2011/01/04/revisao-da-lei-de-direito-autoral-e-uma-das-prioridades-da-nova-ministra-da-cultura/ http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2011/01/04/revisao-da-lei-de-direito-autoral-e-uma-das-prioridades-da-nova-ministra-da-cultura/#comments Tue, 04 Jan 2011 12:42:07 +0000 Sheila Rezende http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/?p=3395 Rádio Câmara, Luiz Cláudio Canuto, em 03/01/2011

A nova ministra da Cultura, Ana de Holanda, afirmou que uma de suas prioridades é a revisão da Lei de Direito Autoral. A tramitação da proposta deve começar neste primeiro semestre.

No ano passado, o anteprojeto ficou sob consulta pública no Ministério quase três meses e recebeu mais de 8 mil sugestões.

Ao longo dos debates, foram organizadas mais de 80 reuniões setoriais em todo o Brasil, seis seminários nacionais e um internacional, o que envolveu mais de 10 mil interessados e o estudo da legislação de mais de 30 países.

Ouça a reportagem na íntegra.

]]>
http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2011/01/04/revisao-da-lei-de-direito-autoral-e-uma-das-prioridades-da-nova-ministra-da-cultura/feed/ 0
Ministra da Cultura enfrenta reações http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/30/ministra-da-cultura-enfrenta-reacoes/ http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/30/ministra-da-cultura-enfrenta-reacoes/#comments Thu, 30 Dec 2010 12:28:04 +0000 Sheila Rezende http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/?p=3380 Folha de S. Paulo – SP, Ana Paula Sousa, em 30/12/2010

Primeiras declarações de Ana de Hollanda sobre lei do direito autoral desagradaram produtores culturais

Nova ministra, que passou semana em Brasília, diz que não falará à imprensa e que lerá projeto ao assumir

Uma carta aberta postada anteontem à noite na internet abriu o primeiro foco de crise numa gestão que nem sequer começou.

O documento assinado por produtores e organizações culturais, endereçado à presidente Dilma Rousseff e à futura ministra Ana de Hollanda, é uma reação às declarações iniciais da artista escolhida para ocupar o Ministério da Cultura (MinC) no próximo governo petista.

Ao receber a imprensa para sua primeira entrevista, na semana passada, Hollanda manifestou o desejo de rever a reforma na lei dos direitos autorais, levada a cabo pelo ministro Juca Ferreira e por seu antecessor, Gilberto Gil.

“É uma questão polêmica”, disse Hollanda, sobre o projeto que revê a lei em vigor. “Não podemos ser radicais. A chamada flexibilização do direito autoral já existe na prática. Um artista pode liberar suas músicas. Mas não podemos abrir mão do direito autoral.”

O texto atual, aprovado em 1998, como atualização de uma lei criada em 1973, trata como ilegais atitudes corriqueiras, como a cópia de um CD para o iPod ou a exibição de um trecho de filme em sala de aula.

“O anteprojeto [que está na Casa Civil] foi um grande avanço”, diz Ronaldo Lemos, da Fundação Getúlio Vargas do Rio, e um dos articuladores do movimento que culminou na carta aberta.

“As declarações da nova ministra assustaram muita gente”, prossegue Lemos. “A ideia de todos aqueles ligados à cultural digital é que, se a Dilma ganhasse, a reforma da lei continuaria.” (…)

]]>
http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/30/ministra-da-cultura-enfrenta-reacoes/feed/ 1
“Mudança não pode ser radical”, diz Ana Holanda http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/23/%e2%80%9cmudanca-nao-pode-ser-radical-diz-ana-holanda/ http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/23/%e2%80%9cmudanca-nao-pode-ser-radical-diz-ana-holanda/#comments Thu, 23 Dec 2010 11:45:52 +0000 Sheila Rezende http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/?p=3376 Agência Estado, por Clarissa Thomé, em 23/12/2010

A futura ministra da Cultura, Ana de Hollanda, ainda está “tomando pé da casa”. Mas em pelo menos uma questão ela já tem opinião formada – a respeito da polêmica proposta de modificações da Lei dos Direitos Autorais. “Vamos ter de rever tudo”, afirmou a cantora e compositora, na primeira entrevista coletiva depois que foi anunciada titular da pasta, pela presidente eleita Dilma Rousseff.

A intenção de Ana é convocar juristas, artistas e, se for necessário, reabrir a consulta pública na internet para ouvir opiniões a respeito da proposta, que prevê flexibilização das atuais limitações aos direitos autorais. Ela lembrou que a discussão causou tanta polêmica que o projeto de lei ainda não foi mandado pelo Ministério da Cultura para o Congresso.

“Nós temos de trabalhar dentro (da legislação). O Brasil é signatário de convenções internacionais e não pode ser uma coisa radical, de uma hora para outra”, afirmou. “Essa flexibilização, de uma certa forma, já existe (na lei atual). Você pode autorizar, ceder sua música e isso a lei já permite. Acho delicada a flexibilização generalizada. A lei já contempla bastante essa questão.”

Leia mais.

]]>
http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/23/%e2%80%9cmudanca-nao-pode-ser-radical-diz-ana-holanda/feed/ 0
Ministra vai rever nova Lei do Direito Autoral http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/23/ministra-vai-rever-nova-lei-do-direito-autoral/ http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/23/ministra-vai-rever-nova-lei-do-direito-autoral/#comments Thu, 23 Dec 2010 11:44:06 +0000 Sheila Rezende http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/?p=3373 O Globo – RJ, em 23/12/2010

Ana de Hollanda rejeita o controle do governo sobre o Ecad e diz que espera se aproximar das estatais

(…) Outro ponto abordado por ela é a nova Lei do Direito Autoral, que o ministério pôs em consulta pública em julho. Ana deixou claro que vai rever o texto e que não é a favor de o governo controlar o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), como defendeu o MinC na gestão atual. (…)

(…) Nova Lei do Direito Autoral: “É uma questão polêmica, tanto que o MinC não mandou o texto para o Congresso porque faltava uma aprovação da sociedade. Precisamos rever a nova Lei do Direito Autoral. Eu pretendo chamar juristas e pessoas da sociedade para apontar onde há problemas e quais são os problemas. Não é possível que sejam feitas mudanças radicais de uma hora para outra. Hoje você já pode ceder sua música e abrir mão de seus direitos. Agora, se isso deve ser uma coisa obrigatória ou não, aí já é outra coisa. A flexibilização generalizada é uma questão delicada e acho que a lei atual já contempla bastante o tema.”

Ecad: “O Ecad é uma associação de autores, então não vejo a possibilidade de subordinar uma entidade como o Ecad ao governo. Mas não estou dando uma posição final sobre a nova Lei do Direito Autoral. Só tenho certeza de que é preciso uma revisão, e acho que o MinC já havia percebido isso.” (…)

]]>
http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/23/ministra-vai-rever-nova-lei-do-direito-autoral/feed/ 0
BNDES deve impulsionar orçamento da Cultura http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/23/bndes-deve-impulsionar-orcamento-da-cultura/ http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/23/bndes-deve-impulsionar-orcamento-da-cultura/#comments Thu, 23 Dec 2010 11:32:11 +0000 Sheila Rezende http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/?p=3370 Valor Online, em 22/12/2010

(…) Outra lei que a nova ministra pretende estudar é a de direitos autorais. “Isso tem que ser revisto de uma forma muito delicada. Vamos ver o que pode ser melhorado, mas vamos chamar especialistas na área e conversar com a sociedade para ver onde atualizar a lei e onde fazer com que os autores estejam garantidos”, afirmou.

Leia mais.

]]>
http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/23/bndes-deve-impulsionar-orcamento-da-cultura/feed/ 0
Por um caminho diferente http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/23/por-um-caminho-diferente/ http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/23/por-um-caminho-diferente/#comments Thu, 23 Dec 2010 11:25:41 +0000 Sheila Rezende http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/?p=3367 Jornal de Brasília – DF, em 23/12/2010

Ana de Hollanda promete rever proposta de mudança na Lei do Direito Autoral

(…) ”É uma questão polêmica, tanto que o Ministério segurou o texto. Vamos ter que revê-la”, admitiu, sobre o Direito Autoral. “Não podemos ser radicais. A chamada flexibilização do direito autoral já existe na prática. Um artista pode liberar suas músicas. Mas não podemos abrir mão do direito autoral.”

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

]]>
http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/23/por-um-caminho-diferente/feed/ 0
Ana de Hollanda diz que direitos autorais precisam respeitar acordos internacionais http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/23/ana-de-hollanda-diz-que-direitos-autorais-precisam-respeitar-acordos-internacionais/ http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/23/ana-de-hollanda-diz-que-direitos-autorais-precisam-respeitar-acordos-internacionais/#comments Thu, 23 Dec 2010 11:19:58 +0000 Sheila Rezende http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/?p=3364 Agência Brasil – RJ, Isabela Vieira, em 22/12/2010

A futura ministra da Cultura Ana de Hollanda, disse hoje (22) que vai avaliar as discussões sobre direitos autorais que vêm sendo coordenadas pela pasta. Durante entrevista no Rio, ela disse que a questão é polêmica e que todas as decisões nesse âmbito precisam respeitar acordos internacionais.

A consulta pública sobre o anteprojeto de lei para modernização da lei recebeu mais de 8 mil manifestações e contribuições e foi submetido a audiências públicas em diversas cidades.

“Vamos ter que rever tudo. Para apontar aonde tem problemas e o que pode ser melhorado chamaria não só pessoas da sociedade, mas juristas”.

Ana de Hollanda também falou sobre o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e disse que não vê nenhuma possibilidade de submeter o órgão ao ministério. Administrado por associações de músicos, a instituição é responsável por cobrar os direitos autorais e está no centro da discussão sobre a nova política de direitos autorais. “Podemos sim discutir questões do Ecad, mas não subordiná-lo ao governo”.

Com orçamento anual em torno de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), seguindo orientação da presidenta eleita Dilma Rousseff, a nova ministra também enfatizou que trabalhará para buscar apoio nas empresas estatais na tentativa de assegurar mais projetos em conjunto. Segundo ela, a pasta também quer atuar com intersetorialidade. “A Cultura não é um apêndice do governo Dilma, não está desligado dos demais [ministérios]“, acrescentou.

A futura ministra disse que ainda não escolheu a equipe do ministério, mas destacou que gostaria de voltar a trabalhar com Antônio Grassi ex-presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e que ocupa um cargo de gerência na TV Brasil.

Sobre sua indicação para o cargo, a futura ministra, que é irmã do cantor e compositor Chico Buarque, disse que foi escolhida pelo seu trabalho e não por ser irmã do artista.

]]>
http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/23/ana-de-hollanda-diz-que-direitos-autorais-precisam-respeitar-acordos-internacionais/feed/ 0
Frente integrada assume compromisso de defesa do direito autoral http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/21/frente-integrada-assume-compromisso-de-defesa-do-direito-autoral/ http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/21/frente-integrada-assume-compromisso-de-defesa-do-direito-autoral/#comments Tue, 21 Dec 2010 18:30:28 +0000 anderson.falcao http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/?p=3358 Uma frente integrada em defesa do direito autoral moral dos compositores foi consolidada, na última quarta (14), saldo da audiência promovida pelo Ministério Público do Trabalho – MPT para discutir o descumprimento da Lei 9.610/98 e o prejuízo na carreira dos profissionais da música. Construído com base na provocação do procurador Pedro Lino de Carvalho Júnior, o compromisso conjunto foi referendado por representantes do Ministério da Cultura/Diretoria de Direitos Intelectuais, Secretaria de Cultura da Bahia/Funceb, OAB, Ecad, ABDA, Abramus, Arpub, Amar, entre outras entidades representativas da categoria. “É chegada a hora de somar esforços e fomentar uma mudança cultural, de mais respeito à dignidade do compositor”, sintetiza o procurador do MPT.

Destacada como “um feito histórico”, a audiência trouxe foco ao direito quase sempre negado ao compositor, de ter o nome divulgado pelas emissoras de rádio, como autor, quando sua música é tocada. Respeitada por poucos nesse aspecto, a Lei 9.610/98 do Direito Autoral, especificamente nos artigos 24 e 108, garante a obrigatoriedade (TRECHO ABAIXO). “Duvido que com esses parceiros nós não tenhamos resolvida a distorção no direito autoral do Brasil”, instigou o compositor, cantor e advogado baiano Waltinho Queiroz, entusiasta da causa.

Os primeiros efeitos já surgiram a partir da iniciativa da Rádio Educadora FM 107.5, que desde ontem (15/12) veicula a campanha e o jingle do tema (autoria de Marcelo Quintanilha, premiado pela OAB/BA). “As rádios públicas já cumprem a legislação, veiculando a autoria das músicas tocadas”, defende o vice-presidente da Arpub, Mário Sartorello, que também representou a Rádio Educadora na audiência pública.

A importância da identificação do compositor para facilitar a arrecadação e o pagamento do direito autoral também foi ressaltada pelo gerente do Ecad/Bahia, Gabriel Valois. Já o representante da Secretaria de Cultura da Bahia, Gilberto Monte Lima, alertou para a questão da “era digital” e sobre a necessidade de pensar no problemas que ainda estão por vir. A exemplo da execução streaming de músicas (via internet). Rafael Pereira Oliveira, coordenador-geral de Difusão de Direitos Autorais e Acesso à Cultura do MinC, ressaltou a importância da iniciativa para o reconhecimento dos compositores, lembrou que a reforma do direito autoral que está sendo discutida pode incorporar alguns aspectos que ajudem na preservação destes direitos e reiteirou que o MinC está atento ao desdobramento da atuação do MPT.

Entre os profissionais das emissoras de rádio da Bahia presentes à audiência, a diretora comercial da Rádio Recôncavo FM, Ednéia Penha, frisou a dificuldade de as emissoras cumprirem a determinação, já que é farto o material recebido dos artistas e gravadoras sem a devida informação sobre os compositores. Geraldo Fontes, do Sistema Pasi de Comunicação, pontuou a necessidade de divulgar o texto da lei. “Poucos conhecem a lei nas rádios do interior do estado”, disse. O radialista Marcelo Carvalho, da Nova Salvador FM, atentou para a necessidade de incluir os radialistas e comunicadores no debate.

CONHEÇA A LEI DO DIREITO AUTORAL – Lei 9.610/98

Art. 24. São direitos morais do autor:
I – o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra;
II – o de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, como sendo o do autor, na utilização de sua obra;

Art. 108, I:
Quem, na utilização, por qualquer modalidade, de obra intelectual, deixar de indicar ou de anunciar, como tal, o nome, pseudônimo ou sinal convencional do autor e do intérprete, além de responder por danos morais, está obrigado a divulgar-lhes a identidade da seguinte forma:
I – tratando-se de empresa de radiodifusão, no mesmo horário em que tiver ocorrido a infração, por três dias consecutivos.

]]>
http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/2010/12/21/frente-integrada-assume-compromisso-de-defesa-do-direito-autoral/feed/ 0